Control Astemp RH
Metas de RH em 2020: Você está preparado e já definiu as suas?

Praticamente a maioria das pessoas que conheço acham que RH estratégico é coisa de empresa de grande porte, e que as pequenas não precisam disso.
Fato é que planejamento é para todos, seja pessoal, profissional, empresa grande ou pequena, todos deveriam fazer o seu, de preferência logo no começo do ano.
Todos temos metas, e cada setor na empresa também deveria ter as suas, isso ajuda a alinhar os interesses para atingir um objetivo em comum, e também que beneficie os colaboradores trazendo assim melhorias nos negócios.
Muita gente pensa que RH (Recursos Humanos) está apenas relacionado a contratar e demitir funcionários e gerir essas pessoas.
Hoje em dia o RH vai muito além disso tudo e pode contribuir de forma efetiva para as estratégias da empresa, ter uma visão estratégica é fundamental e passou a ser cobrada dos profissionais de recursos humanos.
Esse ano de 2020 será diferente, chegou a hora de definir as metas do setor para crescer ainda mais e garantir o sucesso nos negócios, confira algumas dicas abaixo:
- Planejamento Estratégico
Começo de ano é época de definir quais serão as estratégias e planos para fazer tudo funcionar bem nos negócios.
Algumas empresas fazem o planejamento e revisão periodicamente, e é uma ótima oportunidade para definir as metas de RH e conciliar com as metas do negócio.
O modelo SMART é muito utilizado nesta definição, pois com ele você consegue definir metas possíveis, relevantes e mensuráveis.
- Specific (Específicas) – É importante delinear bem cada uma das metas, especificando exatamente o que é esperado
- Mensurable (Mensuráveis) – Qual o valor financeiro da meta? Como o desempenho desta meta será medido?
- Attainable (Atingíveis) – As metas precisam ser possíveis, ou serão apenas desperdício de tempo e motivação do pessoal envolvido em atingi-la
- Relevant (Relevantes) – Muitas vezes enxergamos muitas possibilidades de melhorias. É necessário priorizar as metas e escolher as que têm maior relevância para a organização
- Time-Based (Temporais) – Devem ser estipulados prazos para que as metas sejam atingidas
- Alinhar o RH com o negócio é fundamental
O RH da empresa deve sempre fazer parte do planejamento estratégico, já vi muitas empresas deixar isso de lado. Dessa forma ajuda a deixar mais claro os objetivos da organização.
Uma coisa muito importante é que o planejamento deve ser proativo, sempre procurando analisar e prever quais problemas relacionados ao pessoal poderão acontecer e como enfrentar isso, sempre buscando os melhores resultados para o negócio.
Em se tratando do setor de Recursos humanos você precisa observar:
- Contratação: vocês planejam crescer durante o ano ou abrir novas filiais, expandir setores? Entende que para isso é necessário a contratação de novos colaboradores? Pretende aumentar sua equipe ou substituir alguém?
- Treinamento: Novos colaboradores sempre necessitam de treinamento para executarem as tarefas, já pensou nisso? Os antigos estão recebendo treinamentos e suporte necessário para atualização? Está precisando de líderes na equipe? Existem talentos na equipe ou precisará buscar fora? Algum produto ou serviço será lançado? Precisa atualizar ou modernizar algum setor?
- Retenção: Os colaboradores estão satisfeitos com a empresa? Existe rotatividade de funcionários? O que pode ser feito para melhorar? Já pensou em fazer uma pesquisa de clima na empresa para planejar as ações?
- Estratégicas para setor específico
Além de pensar em todo o negócio, um detalhe muito importante é que o RH também precisa pensar em sua própria área e ver o que precisa ser ajustado para melhorar e facilitar o dia a dia dos colaboradores envolvidos, sempre seguindo à risca a legislação, ficar atento a mudanças de mercado e a novas demandas que o negócio necessitar.
Procure sempre analisar o que pode ser melhorado, se pode automatizar processos para agilizar, e fique de olho no que precisa monitorar para medir os resultados.
Quando for fazer o planejamento interno de RH da empresa fique atento a alguns pontos como:
- O gerenciamento das informações dos colaboradores é eficiente? Saiba que hoje em dia existem empresas e tecnologias para facilitar o seu dia a dia e ainda manter mais seguro os dados. Ferramentas digitais podem aumentar sua produtividade e ajudar muito em seu setor e trazer benefícios para a empresa.
- Seu setor está atualizado em relação ao mercado e concorrentes? Analisar outras empresas e como elas atuam pode ajudar, buscar alternativas para melhorias é fundamental.
- Seu RH se adequa às expectativas de ser uma área mais humana? O RH costuma ser visto como setor muito rígido da empresa, onde na realidade uma das funções dele é dar suporte aos colaboradores de forma flexível. O RH precisa ser parceiro do colaborador. Deve se ter um equilíbrio entre cobrar que as regras sejam cumpridas e parceria, automatizar processos podem ajudar a melhorar o relacionamento, pois com isso você ganha mais agilidade no retorno para eles.
- Como está o balanço entre as necessidades de seus colaboradores e de seus outros stakeholders? Assim como seus colaboradores têm necessidades que dependem do RH, saiba que clientes também possuem suas necessidades que precisarão do seu suporte e atenção. Você precisará encontrar um equilíbrio para atender ambas as partes.
Falta tempo para fazer o seu trabalho e planejar o que precisa ser feito?
Muitas vezes começamos o ano já cheio de tarefas para executar e a primeira coisa que falamos é que não temos tempo.
Deixamos de fazer o planejamento e elaboração de estratégias de RH simplesmente pelo fato do dia a dia ser muito agitado.
Entendo a justificativa, mas ainda assim não é uma boa desculpa e nem deveria ser. Se seu dia está tão corrido a ponto de não ter tempo para planejar é sinal de que algo está muito errado, e pode ser justamente pela falta de planejamento.
Devido a isso você precisa começar a considerar a fazer as metas de RH para sua empresa e revisar as atividades de seu setor, analisar melhorias e automatização de processos. Tudo isso pode melhorar muito e diminuir a burocracia e otimizar o tempo dos colaboradores.
Ter informações sobre os seus colaboradores centralizados em um só local pode ser uma das metas, ou terceirizar parte das atividades como recrutamento e seleção pode ser outra, veja o que realmente é importante para você e o que pode melhorar.
Contratar outra empresa especializada em RH para fazer aquilo que é menos importante pode lhe poupar muito tempo no dia a dia e permitirá a você a focar no que realmente importa.
Analise todos os processos da sua empresa ou área, e fique atento às melhorias, o ano só está começando, e com o planejamento do RH ficará tudo mais fácil para sua empresa.
Veja todas as informações
Conheça a Control Serviços
Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.
Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.
Veja maisFaça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços
Veja maisCadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga
Veja maisConfira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.
Veja mais