Blog e Notícias

Control Astemp RH

Benefícios da quebra de paradigmas

 

Por: Patricia Bispo

O ser humano vivencia transformações constantes, em uma velocidade que chega a surpreender. O que hoje é considerado inovador, em poucas semanas pode ser visto como obsoleto. Na esfera corporativa, empresas e profissionais de todos os níveis hierárquicos sentem essas mudanças e fingir que elas não ocorrem, apenas para permanecer na zona de conforto, trará apenas resultados negativos. A solução para acompanhar as mudanças não é fácil, contudo não uma utopia. 
No caso específico das equipes que precisam entregar os resultados esperados e, consequentemente, apresentarem uma alta performance à organização, um começo para se adaptar às constantes inovações é a quebra de paradigmas - modelos, referenciais, diretrizes e parâmetros que por muito tempos são considerados ideais. Isso não significa que os processos utilizados devam ser "deletados", mas sim que as pessoas devem ver considerar as mudanças como oportunidades de crescimento. Confira abaixo os benefícios de se vencer paradigmas no âmbito corporativo.

1 - Quem se dispõe a vencer barreiras ou quebrar paradigmas vê que é capaz de transpor obstáculos, tanto campo pessoal quanto profissional.

2 - A quebra de paradigmas amplia o campo de visão do ser humano e, consequentemente, faz com que o indivíduo desperte o seu potencial criativo que, muitas vezes, está guardado e esperando apenas uma oportunidade para despertar.

3 - O aprendizado é uma consequência natural para aqueles que acreditam que "em time que está ganhando também se mexe". No dia a dia corporativo, é comum que algumas pessoas sintam-se seguras porque alcançaram resultados positivos. Contudo, é preciso ficar atento porque a concorrência pode estar adotando um novo sistema que lhe garantirá mais espaço no mercado altamente competitivo.

4 - A organização que estimula a quebra de paradigmas dos seus talentos também direciona o aprendizado para alta direção. Ou seja, a partir do momento em que se espero que os talentos abracem a inovação, também é preciso estar disposto a mudar e aceitar novos conceitos. Isso faz com que sejam revistos novos sistemas de gestão e uma análise dos gaps indispensáveis ao desenvolvimento da companhia.

5 - A troca de experiências entre as diferentes gerações é outro efeito que surge a partir do momento que os profissionais mostram-se dispostos a vencer paradigmas. Isso porque cada geração sempre terá algo a acrescentar e quando se somam as experiências de todos os integrantes do time, o resultado final pode ser surpreendentemente positivo.

6 - Quem quase sempre acompanha a quebra de paradigmas é a diversidade. Tão relevante para as organizações da atualidade o diverso tem mostrado que fugir do convencional agrega valor significativo ao negócio.

7 - Uma empresa que estimula seus profissionais a vencerem o "convencional" estimula o fortalecimento da comunicação interna. Isso porque as pessoas precisarão trocar ideias, experiências, tirar dúvidas sobre determinados assuntos. Ou seja, o colaborador vê-se diante de uma situação de que será preciso não apenas falar, mas aprender a ouvir o colega ao lado.

8 - A partir do momento em que a quebra de paradigmas é evidenciada no dia a dia da organização, o espírito de equipe é fortalecidos. Afinal, as pessoas vão interagir e procurar umas as outras para que as inovações sejam assimiladas. Cada colaborador poderá agregar valor ao processo, pois as percepções das pessoas são diferenciadas.

9 - Ao lançar um desafio novo para seus profissionais, a organização tem a oportunidade de realizar uma avaliação tanto técnica quanto comportamental dos seus colaboradores. E nesse momento, alguns talentos podem "sair do anonimato" e serem conduzidos para novas oportunidades internas que lhes propiciem ascensão na carreira.

10 - Quando a organização estimula a quebra de paradigmas entre seus talentos, abre caminhos para que os processos de mudanças tenham um índice de rejeição menor, no que se refere aos funcionários. É notório que as transformações mexem com a zona de conforto das pessoas, mas quando essas compreendem a importância da inovação para o crescimento da empresa e, consequentemente, para o desenvolvimento pessoal, tornam-se mais receptivas.

 

Fonte: http://www.rh.com.br/Portal/Grupo_Equipe/Dicas/8115/beneficios-da-quebra-de-paradigmas.html



Veja todas as informações

Conheça a Control Serviços

Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.

Quem Somos

Quer conhecer mais sobre a empresa?

Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.

Veja mais

Empresas

Cadastre-se em nosso site

Faça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços

Veja mais

Candidatos

Divulgue seu currículo em nosso site

Cadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga

Veja mais

Dicas da Control

Para empresas e candidatos

Confira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.

Veja mais