Blog e Notícias

Control Astemp RH

Dicas para Contratar Melhor

Sugestões para você encontrar a pessoa certa para sua empresa

Saber contratar e ainda manter bons funcionários é uma arte e muitas vezes isso é um ponto crucial para o sucesso ou fracasso de seu negócio.

E em meio a tantos desafios, encontrar colaboradores que estão dispostos a vestir a camisa da empresa e batalhar. Por isso, a contratação de pessoas certas é fundamental para que uma empresa cresça.

Por isso, que as empresas de recrutamento e seleção estão ai para te ajudar nessa tarefa tão importante para alavancar o seu negócio.

Pensando nisso, que separamos algumas dicas para você saber como contratar um bom funcionários. Confira:

Você precisa conhecer bem seu negócio

Primeiro que tudo você deve conhecer bem o seu negócio. Como funciona? Quais são os seu pontos fortes e fracos?  Saber que tipo de pessoas que você precisa para crescer.

Por isso, é muito importante conhecer muito bem seu negócio, para conseguir contratar as pessoas certas e montar a equipe perfeita para a sua empresa.

Definir as competências

Outra coisa importante é definir as competências que o seu negócio precisa para crescer e atingir seu objetivos. Se você já tem uma empresa é importante começar mapeando as competências que já existem.

Se necessário, faça recolocações e vá atrás dos profissionais que tragam as habilidades que faltam. E nada de manter o filho, sobrinho, ou o tio que não queira vestir a camisa de sua empresa.

Para crescer é necessário ter humildade e ser crítico para saber o que não está indo bem e o que é necessário para melhorar.

Planeje o que o funcionário vai fazer

Como todo empreendedor sua vida é planejar. E na hora em que você vai contratar você deve pensar em quem contratar e é preciso enumerar todas as tarefas que cada um irá desempenhar.

Então pense: Se você precisa de um vendedor, você precisa de uma pessoa que seja entusiasmada, que se comunique bem, saiba ouvir, conheça muito bem o produto, além de ter a capacidade de ler o cliente. Então você deve ter bem claro o que esse profissional vai fazer.  

As empresas de recrutamento e seleção podem te ajudar nos momentos de definir qual é o melhor perfil de profissional

Tenha uma visão além

Antes de contratar um colaborador pense em suas características pessoais que estão além do CV como temperamento, personalidade, gostos e desejos. Pois, tudo isso, irá impactar diretamente como ele irá trabalhar e como ele é. 

Estude quais qualidades pessoais você precisa para trabalhar em seu time. Quem sabe um líder? Uma pessoa dinâmica? Tranquila? Ou mais extrovertida? Pense em algumas características de personalidade que podem ajudar ou atrapalhar no trabalho e lembre-se delas na entrevista.

Esteja aberto a possibilidades

Mesmo sabendo muito bem o perfil buscado, aprenda a ver além. Muitas vezes você pode encontrar alguém que supere aquilo que você tinha planejado e/ou que ofereça uma nova visão do seu negócio?

Para muitos investir em funcionários “juniores”, profissionais mais jovens em início de carreira, pode ser uma boa. Pois eles podem ser moldados com mais facilidade, e estão mais abertos a fazer cursos e a aprender no dia a dia, além de virem com um grande conhecimento do mundo online e das tendências que funcionam na internet.

Procure no lugar certo

Hoje o empreendedor pode contar com muitos lugares para divulgar a vaga. Porém, o mais difícil é saber qual lugar é o melhor para atrair o profissional que você deseja.

Quem trabalha com tecnologia, por exemplo, vai procurar vagas em sites especializados ou no Linkedin. Mas alguns profissionais mais tradicionais geralmente buscam oportunidades de trabalho também em jornais.

As redes sociais hoje funcionam muito bem também, principalmente se você quer alguém que gerencie a parte de social mídia de sua empresa.

Então, primeiro pesquise onde os profissionais que você precisa costumam procurar vagas de trabalho, liste alguns veículos que podem levar sua vaga às pessoas certas e procure investir neles.

Escolha o melhor processo de seleção

Você já conhece todas as necessidades de sua empresa, então chegou a hora de você escolher o melhor processo de seleção e nesse momento você tem que pensar se vai promover provas escritas? Testes práticos? Dinâmicas coletivas ou uma entrevista individual?

Nesse momento é melhor pensar em qual é a melhor didática que possa revelar os candidatos que têm as habilidades que você procura.

Defina as perguntas que você vai fazer, as situações que vai propor e as informações que vai fornecer sobre a empresa e a vaga. As perguntas serão fundamentais para conhecer muito bem quem você está contratando.

Propor algumas situações, como um teste pratico, pode pôr à prova a criatividade, lógica e agilidade.

Nesse momento você vai informar ao candidato as políticas de sua empresa. Deixar bem claro as informações da vaga pode evitar a contratação de uma pessoa que não se encaixe no perfil ou que não esteja disponível para cumprir algum aspecto, como trabalhar nos fins de semana.

O mais importante é não perder o foco e, não se esqueça que o profissional ideal para somar em sua empresa existe, é só saber procurá-lo.

Mas, se mesmo assim você se sente mais confiante em contratar uma empresa de Recrutamento e Seleção em São José dos Campos entre em contato e solicite um orçamento.



Veja todas as informações

Conheça a Control Serviços

Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.

Quem Somos

Quer conhecer mais sobre a empresa?

Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.

Veja mais

Empresas

Cadastre-se em nosso site

Faça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços

Veja mais

Candidatos

Divulgue seu currículo em nosso site

Cadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga

Veja mais

Dicas da Control

Para empresas e candidatos

Confira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.

Veja mais