Blog e Notícias

Control Astemp RH

Está na hora de terceirizar mão de obra na minha empresa?

Para uma organização o capital humano é o bem mais importante, no entanto conseguir mão de obra qualificada e cuidar de todos os funcionários é um desafio no mundo empresarial.

Por esse motivo muitas empresas estão procurando a terceirização como uma alternativa viável para preencher as suas necessidades sem perder em qualidade.

Após a lei de terceirização, que trouxe mudanças na legislação e nas relações trabalhistas, essa busca se intensificou ainda mais.

Entre elas, podemos mostrar maior segurança para quem contrata e a facilidade de ter funcionários terceirizados em todos os setores da empresa, até mesmo os que incluem atividades-fim.

Embora a prática da terceirização de mão de obra exista há bastante tempo, só agora, com a regulamentação e uma maior compreensão de seu potencial, que as empresas começam a perceber melhor as soluções que pode trazer.

Com a terceirização pode ser resolvidos muitos dos problemas encontrados na gestão de pessoas e proporcionar grandes ganhos, como a redução de custos.

Em alguns momentos surge a dúvida se é a hora ou não de terceirizar a mão de obra em sua empresa.

É difícil encontrar mão de obra disponível e qualificada

Apesar da demanda por emprego as empresas enfrentam um desafio muito grande para conseguir contratar mão de obra preparada e pronta para trabalhar em determinada tarefas.

Os responsáveis pelo recrutamento acabam encontrando profissionais menos capacitados e, por falta de opção ou até mesmo, urgência no preenchimento da vaga, acabam decidindo por uma admissão imediata e, arcando com a responsabilidade por todo o esforço de treinamento e capacitação. 

Já com a terceirização você vai encontrar com empresas especializadas em determinados tipos de serviço e com profissionais qualificados na área de interesse, o que faz com que gere economia para a empresa.

A empresa terceirizada fica responsável por fornecer mão de obra especializada, cuidar da atualização e reciclagem frequente e por administrar os profissionais.

Com isso a empresa que contratou consegue a mão de obra qualificada de uma forma mais rápida e sem arcar com grandes custos.

Falta tempo para priorizar o ‘core-business’

A contratação de colaboradores, administração de folha de pagamento requer muito tempo que poderiam ser empregados com coisas mais importantes, como o crescimento da empresa.

Ao se transferir essa responsabilidade para uma empresa, os funcionários terceirizados passam a ser responsabilidade dessa empresa e o tempo ganho passa a ser direcionado no que realmente importa, os negócios.

Repor funcionários de forma rápida

Como já dito, encontrar profissionais capacitados no mercado pode ser uma tarefa difícil e demorada.

Com a terceirização de mão de obra, a reposição de profissionais acontece de maneira muito mais rápida, não prejudicando a tarefa a ser executada.

A terceirização conta com um banco de profissionais para que a substituição aconteça de forma quase que imediata.

A vantagem para a empresa que contrata por esse serviço de terceirização é que ela não precisa interromper as atividades por falta de mão de obra e ocasionar sérios prejuízos financeiros.

A empresa está perdendo competitividade perante o mercado

O não cumprimento de um prazo ou até mesmo não conseguir entregar produtos de qualidade faz com que sua empresa perca espaço para outras concorrentes e pode levar uma empresa a fechar as portas.

O aumento da concorrência no mercado é uma realidade, e estar preparado as novas necessidades de negócio é desafios é uma das vantagens que a terceirização proporciona. Já que elas disponibilizam profissionais altamente capacitados rapidamente.

Seu profissionais são qualificados e com experiência e, conseguem realizar o seu trabalho de forma bem mais produtiva, ou seja, com esses profissionais conseguem elevar o índice de produtividade.

Entretanto, com uma maior especialização permite que a qualidade do trabalho seja maior, e o produto e serviço seja mais competitivo quando comparado ao dos concorrentes.

Redução de custos

A terceirização pode gerar redução de custos tanto na questão tributária, já que aqui no Brasil os encargos são muito altos relacionados à folha de pagamento das empresas.

Com maior capacitação do profissional, há também um melhor aproveitamento de insumos, como por exemplo, evitando desperdícios.  

A economia também ocorre diretamente nos custos de contratação, administração de pessoal e produtividade, fazendo que sejam menores que na contratação via CLT.

O turn-over tende a reduzir na empresa, já que o peso do recrutamento de algumas posições passou para a empresa terceirizada. Dessa forma a contratação de funcionários diretos e em cargos mais estratégicos é feita de forma mais precisa.

Por fim, os benefícios alcançados com a terceirização são inúmeros, e apesar de já existir essa prática no mercado há algum tempo com a nova leia ela ganhou mais força.

Será que tá na hora de você também repensar como a gestão de pessoal de sua empresa vem sendo conduzida e considerar terceirizar alguns setores da organização. 

Quer saber mais sobre a terceirização e quais os benefícios para sua empresa. Entre em contato com a Control Serviços para conhecer nossas soluções para sua empresa.

 



Veja todas as informações

Conheça a Control Serviços

Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.

Quem Somos

Quer conhecer mais sobre a empresa?

Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.

Veja mais

Empresas

Cadastre-se em nosso site

Faça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços

Veja mais

Candidatos

Divulgue seu currículo em nosso site

Cadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga

Veja mais

Dicas da Control

Para empresas e candidatos

Confira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.

Veja mais