Blog e Notícias

Control Astemp RH

Gestão de RH: como atrair os melhores candidatos

Com a busca constante das empresas para se manter à frente de suas concorrentes, e por trás de toda essa pressão faz com as empresas que ainda insistem em afastar talentos e manter chefes no lugar de líderes estejam cada vez mais com a vida contada.

Esse quadro provoca mudanças no modo como as organizações se apresentam no mercado de trabalho. Contudo é cada vez maior e mais complexa o processo de encontrar e convocar os melhores candidatos para ocupar as vagas de trabalho disponíveis.  

E o sucesso da maioria das empresas representa a capacidade do seu conhecimento.

Como atrair os melhores candidatos para sua empresa

1.Promova os valores da sua empresa

A promoção de valores é o modo como a organização é vista, e pesa muito na decisão dos profissionais sobre trabalhar ou não ali. Pensando nisso, a promoção dos valores para que ela seja vista da maneira correta é muito importante.

Se você deseja que sua empresa seja vista como jovem, inovadora e moderna, então você precisa alinhar seu próprio discurso à prática. Isso significa, que ter um ambiente de trabalho tradicional, processos morosos e comunicação vertical, não combina com a forma como ela se vende para os trabalhadores.

2. Boa reputação

A forma como a empresa trata seus colaboradores também impacta no jeito como ela é vista pelos candidatos às vagas de emprego.  Cada área, possui redes de contato que, em algum momento se cruzam e uma recomendação pode tornar uma contratação em uma ação frustrada.

Por isso, cuidado pois trabalhadores insatisfeitos com a empresa não as recomenda para os seus amigos e colegas de profissão. Sendo assim, busque pela boa reputação da sua empresa no mercado.

3. Valorize os talentos da sua empresa

Os talentos já existentes dentro de sua empresa só precisam ser valorizados, desta forma eles servirão de chamariz para atrair os melhores candidatos às vagas disponíveis. Ofereça frequentemente cursos de capacitação e treinamentos para que eles possam se desenvolver e crescer profissionalmente dentro da empresa, desta forma a empresa se torna uma referência no mercado.

4. Um bom clima organizacional

Um ambiente de trabalho não deve ser apenas bonito, com boa iluminação e ambientação é necessário um clima organizacional. Já que nenhum grande talento sobrevive em meio a um ambiente toxico.

Empresas com processos mal definidos, onde há assédio moral, chefes que ocupam os lugares de líderes, não há gestão de pessoas e os funcionários estão desmotivados.

Onde o clima é totalmente insustentável, fofocas e especulações se multiplicam, vai afetar de forma negativa o trabalhador que acabou de chegar.

5. Ofereça benefícios realmente vantajosos

Bons candidatos também são atraídos pela remuneração e benefícios oferecidos. Não me refiro ao salário, mas aos benefícios de que a sua empresa dispõe. São realmente vantajosos?

De nada adianta colocar o vale refeição como um benefício, sendo que na verdade o valor dele está bem abaixo da média praticada no mercado e, principalmente, na região onde fica a sede da empresa. Por isso, é importante fazer antes uma avaliação dos benefícios oferecidos e certifique-se de que eles podem ser considerados como diferenciais para sua empresa.

6. Busque por perfis compatíveis

O recrutamento também é um ótimo recurso para atrair os melhores candidatos. E nesse processo, a área de Recursos Humanos pode trabalhar por conta própria ou a empresa pode contratar uma consultoria especializada para buscar talentos e identificar os perfis profissionais que mais se adeque a sua empresa.

A Control Serviços é uma empresa especializada em encontrar talentos e conta com uma experiência de mais de 22 anos na área de recursos humanos.  

A organização que deseja atrair talentos não deve simplesmente divulgar as vagas e ficar esperando que eles apareçam. Atualmente os bons profissionais são seguidos de perto pelas empresas que atuam e, inclusive pelas empresas especializadas em recrutamento. Por isso, eles recebem frequentemente propostas de trabalho.

7. Fique de olhos nas entrevistas e avaliações

Por mais que a gestão de Recursos Humanos se esforce para encontrar, convencer e contratar os melhores profissionais, nem sempre a relação entre eles e a empresa dá certo.

Por isso é importante investir em ações também durante as entrevistas e avaliações, pois nesse momento muito profissionais acabam desistindo de trabalhar na organização após esses processos.

A credibilidade de uma empresa é afetada muitas vezes pela má impressão causada no processo seletivo. E numa escala mais alta alguns deixam de consumir os produtos e serviços vendidos pela organização. É o tipo de reação negativa que nenhuma empresa deseja.

Fica a Dica!
 

Para sua empresa conseguir atrair os melhores talentos, é fundamental entender o que desperta o desejo dos profissionais. Nesse contexto, a promoção de valores, oportunidades e cultura organizacional ajuda o candidato a ter uma visão melhor de como ele se encaixa na empresa. 

 



Veja todas as informações

Conheça a Control Serviços

Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.

Quem Somos

Quer conhecer mais sobre a empresa?

Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.

Veja mais

Empresas

Cadastre-se em nosso site

Faça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços

Veja mais

Candidatos

Divulgue seu currículo em nosso site

Cadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga

Veja mais

Dicas da Control

Para empresas e candidatos

Confira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.

Veja mais