Blog e Notícias

Control Astemp RH

Como a terceirização pode ajudar a diminuir a rotatividade de pessoas?

Como a terceirização pode ajudar a diminuir a rotatividade de pessoas?

Os gestores têm muitos desafios e entre eles os mais importantes são manter sua equipe motivada e focada no objetivo da empresa.

E isso não é nada fácil, já que são diversos fatores que influenciam, desde os benefícios oferecidos até o clima organizacional.

Apesar disso, ainda encontramos muitas empresas que não conseguem investir tempo e atenção necessárias para acompanhar a satisfação dos colaboradores e evitar assim a alta taxa de turnover ou rotatividade de pessoal.    

Segundo pesquisa do Ministério do Trabalho mostra que mesmo em meio à crise econômica e o alto nível de desemprego que assola o país não é capaz de reduzir a alta taxa de rotatividade de mão de obra no mercado de trabalho.

Além de ser extremamente negativo para as empresas, a turnover diminui a competitividade e a produtividade da organização.

Nesses casos, a terceirização de mão de obra pode ajudar significativamente. E para te mostrar algumas da vantagens da terceirização continue lendo este artigo que você vai aprender como ela pode te ajudar a diminuir significativamente a turnover em sua empresa.

O que é Turnover

Turnover é um termo usado na área de Recursos Humanos (RH) para designar a rotatividade dos funcionários em uma organização, ou seja, a entrada e saída de funcionários em determinado período de tempo.

As empresas que têm um nível baixo de turnover são aquelas que mantém os seus funcionários por bastante tempo, sem que sejam desligados.

Podemos citar várias causas para o alto nível de turnover em uma empresa, e entre elas a insatisfação com o trabalho ou com o chefe, ambiente de trabalho ruim, muitas discussões internas entre outras.

Uma forma de tentar resolver esse problema é descobrir os reais motivos por trás dele, através de pesquisas de satisfação

A alta taxa de turnover para uma organização é extremamente ruim, já que elas terão que lidar com muitos passivos trabalhistas, gastos com novos processos de recrutamento, tempo de adaptação, além da quebra do ritmo da empresa.

Como diminuir seu turnover com a terceirização?

A terceirização de mão de obra ou serviço é uma ótima solução para muitos problemas. Já que as prestadoras de serviços são mais acostumadas a tratar com as organizações que enfrentam dificuldades e entendem como intervir da melhor maneira possível.

Vantagens de uma empresa terceirizada

Processos de seleção mais positivos

Os processos de seleção na maioria das vezes é demorado, além de representar grandes gastos, também exige uma atenção do time de RH, já que todo o processo pode ser sem eficácia. Já que depois da contratação, o profissional pode não se encaixar no que a empresa está procurando.  

Com a terceirização da mão de obra, o processo de seleção fica sob a responsabilidade da empresa terceirizada, com isso, ela irá buscar os profissionais mais adequados para o cargo e perfil que a contratante procura.

Em casos de terceirização de atividades-meio, o cuidado do RH com processos de seleção direcionada para casos de posições mais estratégicas, já que a terceirizada ficará responsável pelas posições de suporte.

Profissionais qualificados

Durante a entrevista de emprego não se deve apenas destacar as habilidades ou só os valores. Acima de tudo é importante que o futuro colaborador saiba executar as tarefas da maneira correta e com o perfil da organização.  

Com a terceirização de serviços sua empresa não precisará se preocupa com isso, pois a empresa contratada não só busca terceirizados qualificados no assunto, preze pela qualidade dos serviços prestados.

A empresa terceirizada também é encarregada em preparar esse profissional para o trabalho que irá realizar. Por isso, na maioria das vezes o profissional terceirizado já vem pronto para desempenhar sua função, mantendo a produtividade alta.

Foco no pessoal e nos processos voltados ao core business

Focar no core business ou seja no coração do seu negócio é fundamental para que sua empresa cresça. Com a terceirização de mão de obra de algumas atividades meio como o setor de limpeza, segurança, recepção, alguns setores administrativos, pode gerar excelentes resultados para seu negócio.  

Com isso, o setor de RH poderá fazer ações mais direcionados ao utilizar essa estratégias. Ações como programas de treinamento voltados a foco do seu negócio podem ser desenvolvidos a partir dos funcionários que realizam as atividades-fim.

Além de planos de carreira, salários e outros também podem ser oferecidos de uma forma mais direta.

Disponibilidade e atenção para pesquisas de satisfação
 

Através das pesquisas de satisfação direcionadas aos funcionários é uma forma de saber o que leva a alta taxa de turnover em sua empresa por parte dos seus colaboradores.

Deste modo, o RH identificará as causas do problema e poderá desenvolver estratégias para eliminá-lo. Em seguida, o setor pode planejar atividades para resolver conflitos, apresentar ações para melhorar o clima da empresa e assim aumentar o bem estar dos funcionários entre outras ações.

Acredito que você percebeu como a terceirização da mão de obra e serviços que pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Se você quer saber mais sobre a terceirização, entre em contato conosco! A Control Serviços tem uma solução perfeita para você e seu negócio!

 



Veja todas as informações

Conheça a Control Serviços

Possuímos soluções para atender sua empresa e necessidades.

Quem Somos

Quer conhecer mais sobre a empresa?

Saiba mais sobre nossa história e como atuamos.

Veja mais

Empresas

Cadastre-se em nosso site

Faça seu cadastro em nosso site e receba informações sobre nossos serviços

Veja mais

Candidatos

Divulgue seu currículo em nosso site

Cadastre seu currículo em nosso site e aumente as chances de conseguir uma vaga

Veja mais

Dicas da Control

Para empresas e candidatos

Confira nossas dicas para empresas e candidatos e como saiba mais sobre nossos serviços.

Veja mais